Infecções Sexualmente Transmissíveis: Sensibilizando o Professor sobre Gonorreia, Hepatite B, Vírus do Papiloma Humano e Sífilis

Patrícia de K. S. Rocha, Ana P. M. B. Borges, Ewellin V. R. dos Santos, Luiz F. de Oliveira, Eric S. Soriano, Sandra G. Schneider

Resumo


Este artigo traz um levantamento do conhecimento de professores do Ensino Médio de uma escola estadual a respeito de algumas das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): Gonorreia, Hepatite B, Papiloma Vírus Humano (HPV) e Sífilis; em razão do aumento dos índices de transmissão dessas IST entre os jovens. Estudos mostram que na adolescência que se tem menos cuidado com a prevenção, por isso, faz-se necessário verificar como esse tema é abordado pelo professor. A identificação de quais IST são tratadas, se são e como são tratadas em sala de aula, e a importância dessa discussão na escola na opinião dos professores são relatadas neste artigo. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionário inicial, apresentação de palestra, utilização de metodologia ativa e digital, e reaplicação do questionário inicial. Concluiu-se que, apesar de entender a importância e necessidade da discussão desse tema na escola, os professores não se sentem à vontade para tratar dele e nem possuem informação suficiente.


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