EXPEDIÇÃO TRIPULADA A MARTE: HÁBITOS DE PESQUISA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A geração chamada “digital”, aposta na tecnologia como uma de suas principais ferramentas para adquirir conhecimento. No entanto, questiona-se é se esses hábitos de pesquisa têm sido eficientes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo levantar as fontes de informações utilizadas pelos alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola no município de Guaratinguetá para a pesquisa sobre o tema “Expedição Tripulada a Marte”. Um programa de atividades foi desenvolvido em equipe, durante as etapas que ocorreram entre abril e junho de 2019. No programa de atividades foram empregados recursos tecnológicos para aplicação de questionário, visitação de caráter investigativo e implementação da metodologia ativa Team-Based Learning (TBL). Com esse estudo, foi possível traçar um panorama comparativo entre as informações que os alunos apresentaram utilizando fontes de informações por eles selecionadas em recursos tecnológicos à livre escolha e os conhecimentos adquiridos por meio do programa de atividades orientado. Percebeu-se que os hábitos de pesquisa e as fontes selecionadas pelos alunos foram alterados em função do programa e da participação do professor-pesquisador como mediador. Além disso, identificou-se maior engajamento e interesse em relação a um novo tema e o aumento do uso de fontes mais cofiáveis com relação às informações obtidas durante o programa.
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PDFReferências
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