O JOGO INTERDISCIPLINAR COMO INSTRUMENTO DE FACILITAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Fabiana Barbosa de Jesus, Juliana M. de Morais, Maria A. Motta Barreto

Resumo


Os jogos são considerados recursos úteis no processo de ensino e aprendizagem, são úteis tanto por seu caráter lúdico, quanto problematizador. Neste trabalho, apontamos os resultados de nossos estudos sobre como o uso do jogo interdisciplinar “Investigando a água” pode ser um instrumento eficaz na facilitação, sistematização e avaliação da aprendizagem, no ensino de Ciências e Matemática, realizamos em uma turma de 4ºano do ensino Fundamental I.Utilizamos uma sequência didática para abordar o tema água, englobando conteúdos e habilidades de Ciências e Matemática, ao término da sequência o jogo foi aplicado. Para coleta dos resultados aplicamos um teste antes e depois da aplicação do jogo. Percebemos que os alunos tiveram bom desempenho no desenvolvimento das habilidades e dos conteúdos ensinados. Dos resultados obtidos até o momento, podemos afirmar que o jogo “Investigando a água” foi um bom instrumento para facilitação e sistematização da aprendizagem, com alguns apontamentos quanto à sua eficácia para avaliação.

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