Proposta de um modelo de metodologia ativa Peer Instruction com o uso do aplicativo Plickers no ensino de Ciências

Rubiane D. Masulck, Fabiana A. A. de Oliveira, Marco Aurélio A. Monteiro

Resumo


A revolução digital interferiu diretamente na sociedade, justificando a incorporação das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na educação, permitindo que o conhecimento seja aberto e colaborativo. As metodologias ativas dão ênfase ao protagonismo do aluno, e o aluno passa a exercer o papel de criador. O trabalho tem o objetivo de propor um modelo de metodologia ativa, o Peer Instruction, com o aplicativo Plickers na aprendizagem de ciências, buscando favorecer uma aprendizagem significativa e dinâmica. O trabalho será desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Lorena-SP, e o público alvo será formado por alunos de sétimos anos. A metodologia de pesquisa será um estudo de casos múltiplos com análise cruzada, com análise de resultados quantitativa e qualitativa. Os resultados esperados são um aumento na pontuação dos testes quando comparado o pré-teste e o pós-teste, que sugere que o aprendizado será mais efetivo e que o desempenho da turma será melhor. Esses resultados esperados, baseiam-se nos trabalhos de Crouch e Mazur, Lasry et al. dentre outros autores, que utilizaram o Peer Instruction e obtiveram resultados semelhantes.


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