O USO DO PADLET NO ENSINO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Luciane Mônica Mansano Gonçalves, Juliana Marcondes de Morais

Resumo


As tecnologias digitais têm sido cada vez mais utilizadas no ensino e mostram-se como ferramentas úteis na facilitação da aprendizagem da nova geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Diante de inúmeras ferramentas disponíveis, o padlet apresenta-se como um instrumento de grande potencial para esse fim.  Este artigo buscou verificar se há lacunas nas pesquisas referente ao uso do padlet no ensino, utilizando como apoio para pesquisa a base de dados Scopus. Utilizou-se como metodologia a bibliometria, por meio de pesquisa bibliográfica dos dados coletados na base Scopus e abordagem quali-quantitativa desses dados. Os resultados encontrados sugerem lacunas, para estudos posteriores, quanto ao uso do padlet, principalmente nos quesitos: nível escolar e país, pois ainda percebe-se poucos estudos na Educação Básica brasileira.


Texto completo:

PDF

Referências


CAPES. Scopus: Guia de referência rápida, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Scopus_Guia%20de%20refer%C3%AAncia%20r%C3%A1pida_10.08.2016.pdf . Acesso em: 15 de maio 2019.

CHEN, Y.M. Learners' perceptions of using technology in the foreign language classroom: a case from China. Journal of Physics: Conference Series 1168(3),032009. IOP Science. 2019. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1168/3/032009/pdf. Acesso em maio de 2019 .

COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual– Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DENI, A.R.; ZAINAL, Z. Padlet as an educational tool: Pedagogical considerations and lessons learnt. ACM International Conference Proceeding Series. pp. 156-162. 2018. Disponível em: http://delivery.acm.org/10.1145/3300000/3290512/p156-deni.pdf?ip=143.107.3.46&id=3290512&acc=ACTIVE%20SERVICE&key=344E943C9DC262BB%2E0DBCED839AA5AFE8%2E4D4702B0C3E38B35%2E4D4702B0C3E38B35&__acm__=1559848461_d847b09285464c75fb26d37c0eb2bf4f. Acesso em maio 2019.

DUNBAR, L. Using padlet to increase student interaction with music concepts. General Music Today, 30 (3), pp. 26-29, 2017.

EILAND, L.S. Student Perceptions of Active-Learning Strategies Utilized in a Drugs in Pregnancy Elective Delivered Synchronously Across Multiple Campuses. TechTrends 62(3), pp. 259-265. 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11528-018-0260-2. Acesso em maio de 2019.

HAWKINS, J. O uso de novas tecnologias na educação. Revista TB, Rio de Janeiro, 120:57/70, jan-mar, 1995.

MAHONEY, J., HALL, C. Using technology to differentiate and accommodate students with disabilities. E-Learning and Digital Media 14(5), pp. 291-303 2017.Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2042753017751517. Acesso em maio de 2019.

MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORAN, J. M. Educação Inovadora. Disponível em http://abed.org.br/encontroabed-focca2016/Jose_Moran_ABED-FOCCA_2016.pdf. Acesso em 03 de junho de 2019.

MOTA, K.M.; MACHADO T.P.P; CRISPIM, R.P.S. Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. In: 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade. Revista Redin. v. 6 Nº 1. Outubro, 2017.

OLIVEIRA, A. M. et al. The social impact of technology on millennials and consequences for higher education and leadership. Telematics and Informatics.35(4), pp. 954-963, 2018. Disponível em: https://kopernio.com/viewer?doi=10.1016/j.tele.2017.10.007&route=6. Acesso em maio 2019.

PRENSKY, M. The emerging On-line life of the Digital Native: What they do differently because of technology and how do they do it.. 2004 Disponível em http:̸ ̸ www.marcprensky.com̸ writing̸ Prensky.The emerging_On-line_of_the_Life_Digital_Native. Acesso em: maio 2019.

RATHAKRISHNAN, M., AHMAD, R., SUAN, C.L. On-line discussion: Enhancing students critical thinking skills. AIP Conference Proceedings 1891,020120, 2017. Disponível em: https://kopernio.com/viewer?doi=10.1063/1.5005453&route=7. Acesso em maio de 2019.

SCHONFELD, R. THE SCHOLARLY KITCHEN. In Latest Sign of Its Resurgence, Clarivate Acquires Kopernio, 2018. Disponível em https://scholarlykitchen.sspnet.org/2018/04/10/clarivate-acquires-kopernio/?informz=1. Acesso em junho de 2019.

SEAD UFSCAR, Tutorial Padlet - Criando Murais- Secretaria de Educação a Distância Universidade federal de São Carlos, 2018. Disponível em http://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2018/06/Tutorial-Padlet.pdf . Acesso em 05 de maio de 2019.

SILVA, M. R. ; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, USP, v. 2, p. 110-129, 2011.

TOSUN, N. Implementation of web 2.0-supported flipped learning in the learning management systems course: An experience from Turkey. Malaysian On-line Journal of Educational Management 6(1), pp. 1-20, 2018. Disponível em: https://mojem.um.edu.my/article/view/10225/7262. Acesso em maio de 2019.

ZHI, Q.; SU M. Enhance Collaborative Learning by Visualizing Process of Knowledge Building with Padlet. Proceedings - 2015 International Conference of Educational Innovation Through Technology, EITT 2015 7446182, pp. 221-2252016. Disponível em: https://kopernio.com/viewer?doi=10.1109/EITT.2015.54&route=7. Acesso em maio de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.