Design Instrucional de um curso virtual de pneumática e eletropneumática

Marcos Alves Fontes

Resumo


Apresenta-se neste trabalho a importância do planejamento, da organização, da sistemática e da presença do designer instrucional na elaboração de um curso de Pneumática e Eletropneumática na modalidade a distância. O papel do designer instrucional é essencial na elaboração de um curso em educação a distância (EaD), visto que as tecnologias da informação e comunicação crescem cada vez mais em todos os setores da comunidade, principalmente no contexto educacional. Diversas ferramentas existentes e disponíveis para o profissional, como o mapa de atividades, a matriz de design instrucional e o storyboards, também são apresentadas, com o intuito de promover e fornecer meios para o melhor processo de ensino-aprendizagem realizado a distância. Essas ferramentas possuem a função de orientar toda a equipe de produção, minimizando os riscos do desenvolvimento do projeto e otimizando a produção do conteúdo necessário para atingir os objetivos educacionais e financeiros. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma sequência de atividades planejadas e estruturadas, utilizando-se das mais diversas ferramentas possíveis, para garantia do entendimento de alunos com percepções cognitivas diferentes. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um curso acessível e de qualidade, seguindo uma metodologia apropriada, com uma formatação adequada para o público alvo pré-determinado.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Disponível em: http://www.abed.org.br. Acesso em: 30 set. 2018.

CHAQUIME, L.P.; FIGUEIREDO, A.P.S. O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2013.

DOS SANTOS, L.M.M.; FIGUEIREDO, A.P.S. Utilização do mapa de atividades e da matriz de design instrucional no planejamento de uma disciplina de siderurgia. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015.

FIGUEIREDO, A.P.S.; DA MATTA, C.E. Planejamento de disciplinas virtuais utilizando recursos de design instrucional: uma aplicação na engenharia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, XL. 2012.

FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FILATRO, A. Estilos de aprendizagem – Módulo 2: Teoria e Prática dos Estilos de Aprendizagem. 2015.

KEMCZINSKI, A. et a. A. Metodologia para construção de objetos de aprendizagem interativos. In: 23° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2012.

MORAN, J. Desafios da Educação a Distância no Brasil. Disponível em: www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/desafios_ead.pdf. Acesso em: 17 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.