O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM ARARAQUARA-SP: BLOQUEIOS E PERSPECTIVAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Augusto Paschoalino, Vera Lúcia Silveira Botta, Daiane Roncato Cardozo, Elisa Racy Carlini

Resumo


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) insere-se no âmbito das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tendo como base o acesso à alimentação saudável, a higiene dos gêneros alimentícios e a qualidade da produção. A SAN abrange também as condições de emprego e renda dos produtores destes alimentos, portanto, o PNAE vem tendo importante papel no fomento à comercialização de produtos da agricultura familiar. A presente pesquisa tem como objetivo central analisar como o programa vem sendo conduzido no município de Araraquara, desde o início de 2017, quando houve mudança da gestão administrativa municipal, até a presente data, a fim de discriminar os principais gargalos que dificultam a compra de agricultores familiares do município, bem como as perspectivas de SAN. Para isso, através de um enfoque qualitativo, foram aplicadas entrevistas com roteiros semiestruturados com a gestora municipal responsável pela merenda escolar e realizado o acompanhamento de uma chamada pública do PNAE. Os resultados apontam que, embora haja uma maior abertura no diálogo com os agricultores familiares do município que em anos anteriores, com duas associações e três produtores individuais ofertando à merenda via PNAE, há ainda importantes entraves, sobretudo no âmbito da logística a serem superados.

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