ENTRE ERVAS E CHEIROS: UM ESTUDO D E SABERES MEDICINAIS DE MULHERES EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA

Thauana Paiva de Souza Gomes, Daniel Tadeu do Amaral, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante

Resumo


O trabalho compartilha experiências de agroecologia através da extensão universitária do Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia - NEEA e do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR com atuação nos assentamentos da região de Araraquara/SP. O objetivo deste trabalho é mostrar como as atividades de recuperação e valorização do conhecimento sobre medicina tradicional e práticas agroecológicas de mulheres assentadas são fatores importantes para geração de trabalho e renda. Para levantamento dos saberes foram realizados junto às cooperadas da COOPAM de Motuca os usos e práticas das plantas medicinais e temperos cultivados, bem como o emprego de cada uma das culturas. Como resultados foram sistematizados os usos no controle de pragas e doenças na agricultura e passou-se a contar com a possibilidade de comercialização de produtos processados pelas mulheres sob a forma desidratada.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 10, de 9 de março de 2010.

FERRANTE, V.L.S. RELATÓRIO TÉCNICO (2015-2016) Pesquisa-ação e construção de proposta agroecológica para a agricultura familiar da região central do estado de São Paulo. Chamada CNPq n. 39/2014. Araraquara, 2017.

GOMES, T. P. S. O multiculturalismo, movimentos sociais e educação do campo. 2015. In: JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS, 8., 2015, Campinas. Anais...VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, UNICAMP, 2015.

GOMES, T. P. S. De Saberes não Oficiais a lugares da Patrimonialidade Imaterial: um estudo da transmissão de conhecimentos tradicionais em assentamento rural. Araraquara: UNESP, 2009. Originalmente apresentada como Dissertação de Mestrado em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. Caravaninha pedagógica: construindo um caminho para agroecologia na Escola EMF Hermínio Pagotto em Assentamento de Araraquara – SP. In: FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E MEIO AMBIENTE DA UNIARA, 8, 2015, Araraquara. Anais... Araraquara 2015.

GOMES, T. P.S.; Do veneno às borboletas do Campo: estudo de saberes agroecológicos em assentamentos de Reforma Agrária. Originalmente apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso na FEAGRI, Universidade de Campinas, Araraquara, 2015

GOMES, T. P.S.; Do veneno às borboletas do Campo: estudo de saberes agroecológicos em assentamentos de Reforma Agrária. Retratos de Assentamentos v.2, n°16, 2016.

WHITAKER, D. C. A. Vencendo preconceitos contra o rural. Retratos de Assentamentos, v. 12, p. 80-97, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.