Um mapeamento de pesquisas sobre a utilização de Redes Sociais no ensino de Ciências e Matemática

Gabriel de Oliveira Soares, Ana Marli Bulegon

Resumo


Com o objetivo de conhecer como se desenvolvem as pesquisas que trabalham com as Redes Sociais Digitais no Ensino de Ciências e Matemática, este trabalho traz um mapeamento de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação na área de Ensino de Ciências e Matemática da Região Sul do país que se desenvolveram a partir dessa temática. Foram encontrados 9 trabalhos, que, em sua maioria, discutiram as contribuições das redes sociais aos processos de ensino, à matemática com alunos do Ensino Médio. Concluiu-se que, mesmo sendo a temática geradora desse trabalho um tema de grande valia às discussões acadêmicas, apenas 20,69% dos programas consultados apresentavam alguma discussão sobre o tema. Assim, esse trabalho visa contribuir às novas pesquisas que trabalhem nessa perspectiva.


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, A. M. S. N. Twitter e Facebook: aprendizagem colaborativa em Matemática. 2013. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – UFPEL, Pelotas. 2013.

DEMO, P. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FELCHER, C. D. O. Tecnologias Digitais e Ensino de Matemática: O uso de Facebook no processo de ensino dos números racionais. 2016. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – UFPEL, Pelotas. 2016.

FERNANDES, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes, 2011. Disponível em: Acesso em: 19 ago. 2017.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

HOLLWEG, V. M. M. O uso do FACEBOOK como ferramenta para favorecer a aprendizagem em Biologia. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – UNIPAMPA, Bagé. 2015.

JACOBSEN, D. R. JOGOS SOCIAIS: aprendendo equações matemáticas de 1º grau através do jogo social “Criminal Case” no Facebook. 2014. 181f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – UFPEL, Pelotas. 2014.

JULIANI, D. P., et. al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, dezembro 2012, p. 1-11.

MINHOTO, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Bragança (Portugal). 2012.

PEDRO, C. L. Sites de redes sociais como ambiente informal de Aprendizagem Científica. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – UEL, Londrina. 2014.

POMPEMAYER, E. M. Soluções de problemas matemáticos no Facebook: uma análise sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – UFRGS, Porto Alegre. 2014.

POSSATO, A. R. Formação de conceitos químicos mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma proposta para o ensino de Soluções utilizando o Facebook. 2014. 157f. Dissertação (Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico) – URI, Santo Ângelo. 2014.

RAUPP, D.; EICHLER, M. L. A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, julho 2012, p. 1-10.

SCHWERTL, S. L. Educação Científica e Tecnológica em cursos de engenharia com apoio dos espaços sociais da Web 2.0. 2016. 362f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – UFSC, Florianópolis. 2016.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, F. S.; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, R. P., et al. (Org.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 67-98.

SILVA, M. R. M. da. Percepções sobre o uso de redes sociais como ferramenta educacional: Um estudo no contexto de alunos e professores de Ciências e Matemática da região metropolitana de Porto Alegre. 2014. 196f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – ULBRA, Canoas. 2014.

TUZI, W. L. S.; SOUZA, I. D. O Uso de Redes Sociais na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, Boituva (SP), v. 2, n. 1, 2016, p. 1-4.

WERHMULLER, C. M.; SILVEIRA, I. F. Redes sociais como ferramentas de apoio à educação. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO - CTS, 2., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET-MG, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.