Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso – A aplicação da metodologia Scrum no ambiente acadêmico: estudo de caso da utilização de um modelo no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em grupo na disciplina de Metodologias Ágeis do curso de ADS

Gyovanna Regina Reis Lemos, Rafael Wendel Pinheiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo aplicar um estudo de caso com o principal propósito de analisar a viabilidade da utilização da metodologia Scrum no gerenciamento e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em grupo, buscando otimização e organização do processo de construção destes. O artigo apresenta definições de Scrum, bem como sua aplicação. Ainda, o artigo evidencia uma introdução a metodologias ágeis e sua característica. Além disso, o artigo introduz a utilização da metodologia Scrum na educação como forma do processo de aprendizagem colaborativa, e ainda, a metodologia que será aplicada para o desenvolvimento do projeto proposto no qual será realizado na instituição de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari, na classe do 5 semestre do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando na disciplina Eletiva I (Metodologias Ageis).


Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, Karen Selbach; SCHMITT, Augusto Rauh; NAKLE, Marx. eduScrum – Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, 2014.

IBM. O que são essas tais de metodologias ágeis? Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/rationalbrasil/entry/mas_o_que_s_c3_a3o_essas_tais_de_metodologias__c3_a1geis?lang=en Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.

LIBARDI, Paula L.O; BARBOSA, Vladimir. Métodologias Ágeis. Trabalho de Conslusão de Disciplina da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. São Paulo: Limeira, 2010.

LOPES, Luísa. Aplicação da Metodologia Scrum em uma Área de Engenharia de Processos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.

ROCHA, Fabio Gomes; SABINO, Rodimeri Ferraz; ACIPRESTE, Ronald Henrique Leal. A metodologia SCRUM como mobilizadora da prática pedagógica: um olhar sobre a engenharia de software. Brasília: SENAC, 2015.

SCHWABER, KEN; SUTHERLAND, Jeff. . The Scrum Guide – The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. July, 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.