Cinema e Educação: relato de uma experiência

Patricia Neves de Almeida, Isabela Pereira Marigo

Resumo


O “Cine IFSP” é um Projeto de Ensino desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no Câmpus Boituva, e envolve a exibição mediada de filmes de Arte. A proposta tem por objetivo a apreciação de filmes que não se configuram como produtos da cultura de massa, nem servem ao “cinema comercial”, por terem um tratamento estético. Além de preparar o público para a leitura da obra cinematográfica, a ação promove a contextualização da obra, ressaltando aspectos históricos, filosóficos e, sobretudo, estéticos. Para tanto, há a utilização de parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa (2004), no que concerne à leitura e à contextualização. Nesta pesquisa, procuramos pensar o Cinema e a Educação a partir da experiência do projeto supracitado, tendo como referência o material desenvolvido pelo Ministério da Educação: “Cinema e Educação: um espaço em aberto” (2009).


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Referências


Barbosa, A. (2004). A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos, Perspectiva, São Paulo.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Cinema e Educação: um espaço em aberto. Ano XIX, no. 4. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: < http : // portaldoprofessor. mec. gov. br /storage /materiais/ 0000012190.pdf>. Acesso em: 01 mai 2017.

Caldas, W. (1986). A cultura de massa. In: Cultura, Global, São Paulo.

Desgranges, F. (2003). A pedagogia do espectador, Hucitec, São Paulo.

Melo, V. (2006) A animação cultural: conceitos e propostas, Papirus, Campinas - SP.


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