A metodologia teatral de Augusto Boal, Jacques Lecoq e Viola Spolin e sua relação com a Pedagogia do Teatro

Patricia Neves de Almeida, Nathálya Silva Cabane, Gabriel da Silva Nascimento, Luca de Souza Morrinho

Resumo


A presente pesquisa, resultado da iniciação científica de três estudantes do Ensino Médio Integrado, refere-se à análise da metodologia teatral de Augusto Boal, Jacques Lecoq e Viola Spolin e à verificação da relação existente com a Pedagogia do Teatro.  A pergunta norteadora desta investigação é: em que consiste a metodologia de Augusto Boal, Jacques Lecoq e Viola Spolin e qual é a sua relação com a Pedagogia do Teatro? A hipótese é de que os sistemas propostos pelos autores tenham um caráter pedagógico, ao ter enfoques didáticos. A pesquisa possui abordagem qualitativa e tem como modalidade a pesquisa bibliográfica. O estudo envolve a análise das publicações de Boal (2013), Lecoq (2010), Spolin (2003), bem como dos “Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas” (2006). O objetivo é propiciar ao aluno a experiência da pesquisa por meio do estudo de uma metodologia, aplicada a uma área do conhecimento.

A presente pesquisa, resultado da iniciação científica de três estudantes do Ensino Médio Integrado, refere-se à análise da metodologia teatral de Augusto Boal, Jacques Lecoq e Viola Spolin e à verificação da relação existente com a Pedagogia do Teatro.  A pergunta norteadora desta investigação é: em que consiste a metodologia de Augusto Boal, Jacques Lecoq e Viola Spolin e qual é a sua relação com a Pedagogia do Teatro? A hipótese é de que os sistemas propostos pelos autores tenham um caráter pedagógico, ao ter enfoques didáticos. A pesquisa possui abordagem qualitativa e tem como modalidade a pesquisa bibliográfica. O estudo envolve a análise das publicações de Boal (2013), Lecoq (2010), Spolin (2003), bem como dos “Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas” (2006). O objetivo é propiciar ao aluno a experiência da pesquisa por meio do estudo de uma metodologia, aplicada a uma área do conhecimento.


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Referências


Boal, A. (2013). Teatro do oprimido e outras poéticas políticas, Cosac & Naify, São Paulo.

CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (2006). Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2017.

Lecoq, J. (2010). O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral, Editora Senac, São Paulo.

Spolin, V. (2003). Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo.


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