Análise da atividade de reboco interno com o uso de argamassa fina pré-fabricada utilizando Sistema de Gestão da Qualidade

Francielle Fernandes de Souza, Juliana Guarda de Albuquerque, Samuel João da Silveira

Resumo


O retrabalho é um dos fatores mais indesejados em uma obra, principalmente quando se trata de uma atividade muito empregada, o reboco. Um bom sistema de gestão implantado em um canteiro de obras auxilia obter resultados da atividade de execução do reboco. Nesta pesquisa foi analisado conceitos de orçamento e planejamento na atividade específica de reboco interno, bem como o uso do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como método de análise de problemas. O estudo de caso teve como base a análise de uma obra com o SGQ implantado, cujo reboco teve problemas na sua execução e retrabalhos posteriores na atividade da pintura.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13749:2013 Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7002:1997Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. Rio de Janeiro, 1998.

BAÍA, Luciana Leone Maciel; SABBATINI, Fernando Henrique. Projeto e Execução de Revestimento de Argamassa. São Paulo: Nome da Rosa, 2000. P.89.

CARDOSO, R. S. Orçamento de obras em foco: um novo olhar sobre a engenharia de custos. São Paulo: Pini, 2009. P.15.

DIAS, P. R. V. Engenharia de custos: Uma metodologia para orçamentação de obras civis. COPIARE: Ed. 5, 2004. P. 220

GONZÁLEZ, Marcos Aurélio Stumpf. NOÇÕES DE ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS. UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

INSTITUTO DE ENGENHARIA. IE 01/2011: Norma Técnica para elaboração de orçamento de obras de construção civil.

MARTINS, G. P.; LAUGENI, P. F.. Administração da Produção. 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2005

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática/ Edson Pacheco Paladini.3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SAMPAIO, Fernando Morethson. Orçamento e Custo da Construção. 1ª Ed. Brasília: Hemus, 1989.

SOUZA, R. de. Qualidade na aquisição de materiais e execução de obras/ Roberto de Souza. 1. Ed. São Paulo: Editora Pini, 1996.

THOMAZ, E. Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção/ Ercio Thomaz. 1. Ed. São Paulo: Editora Pini, 2001. P.233 – 248.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.