ANÁLISE HERMENÊUTICA DE PESQUISAS SOBRE MAPAS CONCEITUAIS

Miriam Ferrazza Heck, Neiva Lílian Ferreira Ortiz, Ana Marli Bulegon

Resumo


Resumo.Este trabalho possui como objetivo apresentar um levantamento de dados e análise das publicações da revista RENOTE que tratam do tema Mapas Conceituais, assim como possibilitar novas ferramentas auxiliares que podem ser utilizadas no processo educativo numa multiplicidade de áreas do conhecimento. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica, levando em consideração os artigos publicados durante a década de 2005 a 2015. Foi realizada uma pesquisa a partir de coletas de dados, a qual teve como técnica o uso das palavras-chave “Mapas Conceituais”. Neste processo, foi obtido um total de doze artigos sobre o tema, os resultados do levantamento, apontam a multiplicidade de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Acredita-se que os mapas conceituais contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa de diferentes conceitos, por isso, sugerimos a aplicação deste método de ensino em sala de aula, no caso, do software livre CmapTools, que pode ser empregado como uma ferramenta tecnológica auxiliar do processo educativo para representar os diversos tipos de mapas conceituais.

Palavras-chave: mapas conceituais, tecnologia, aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BOERES, M. C. S. et al. Uma Abordagem para Comparação de Mapas Conceituais utilizando Correspondência de Grafos. 2006. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

BREZOLIN, J. M. L.; GRANDO, N. I. Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem no ensino de redes de computadores. 2011. Disponível em: . Acesso: 12 dez. 2015.

CORDEIRO, R. A. C. et al. Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. 2007. Disponível em: Acesso: 7 dez. 2015.

DANDOLINI, G. A.; SOUZA, J. A. Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. 2008. Disponível em: . Acesso: 10 dez. 2015.

DUTRA, I. M. et al. Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais. Disponível em: . Acesso: 8 dez. 2015.

DUTRA, I. M. et al. Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. 2006. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

DUTRA, I. M. et al. Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação. 2006. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

FAVERO, E. L.; SANTOS, M. A. R. DOS. MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual. v.12. nº 1, jul. 2014. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

MOREIRA, M. A. Ensino na Universidade: sugestões para o professor. Porto Alegre. Editora da Universidade, 1985.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Diagramas V. Instituto de Física. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

MOREIRA, M. A.; VEIT, E. A. Ensino Superior: bases teóricas e metodológicas. São Paulo: E.P.U., 2010.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: . Acesso: 10 dez. 2015.

OLIVEIRA, W. P. DE; PEIXOTO, C. S. A.; SCHIMIGUEL, J. Ferramentas Avaliativas e Mapas Conceituais na Regulação de Conteúdos Didáticos em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVAs). 2012. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

SANTOS, S. L. DOS; SILVA, M. A. G. T.; MACEDO, S. DA H. Aplicações educacionais através do mapa conceitual: integração das disciplinas do ensino médio com o tema sexualidade. 2011. Disponível em: . Acesso: 7 dez. 2015.

SANTOS, S. L. DOS; SILVA, M. A. G. T.; MACEDO, S. DA H. Mapas conceituais e aprendizagem significativa no ensino de rede de computadores do curso superior de telecomunicações. 2011. Disponível em: Acesso: 16 dez. 2015.

SCHÃFER, P. B. et al. Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados. Novas Tecnologias na Educação, v. 10. n. 3, dez. 2012. Disponível em: . Acesso: 8 dez. 2015.

TAVARES, R. Construindo Mapas Conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007. Disponível em: . Acesso: 3 dez. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.