A importância da Qualidade nos Transportes Coletivos

Fabio Krueger Silva

Resumo


Este artigo descreve aspectos a respeito da mobilidade urbana, acessibilidade e qualidade do sistema de transporte público. Trata de conceitos de logística que definem as técnicas para o tratamento das principais questões relativas ao transporte urbano, bem como, das exigências de seus usuários. Através de uma revisão bibliográfica demostra-se primeiramente definições a respeito transporte público e seus benefícios a sociedade. Em seguida, busca-se criar um paralelo entre acessibilidade e mobilidade dando embasamento para explicar o conceito de qualidade apresentando e discorrendo a respeito 12 aspectos propostos por FERRAZ e TORRES (2004), pelos quais possibilitam mensurar a qualidade no ponto de vista do usuário. Por fim apresentam-se diversas alternativas que objetivam melhorar a mobilidade urbana como: Ruas completas, Zonas 30, Bicicletas compartilhadas e carros compartilhados.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTOZZI; Patrícia Pacheco; LIMA JR., Orlando Fontes. A qualidade no serviço de transporte público sob as óticas do usuário, do operador e do órgão gestor. Revista dos Transportes Públicos - ANTP. Ano 21, 4º trimestre, 1998.

BRASSARD, M. Ferramentas para uma melhoria contínua. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1985.

FERRAZ, Antônio Clóvis Pinto. Transporte Público Urbano. São Carlos, Rima ,2004– 428 p

JONES, S.R. Accessibility measures: a literature review. Transport and Road Research Laboratory, Laboratory Report 967, 1981.

LIMA JR., O. F.; GUALDA, N. D. F. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimentos para diagnóstico. In: IX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, São Carlos. Anais, v. 2, p. 668- 679, 1995.

RODRIGUES, Maurício Olbrick. Avaliação da qualidade do transporte coletivo da cidade de São Carlos-SP. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2006.

TRAVASSOS, Guilherme. Peculiaridades que condicionam ações de marketing nos transportes públicos por ônibus. Revista dos Transportes Públicos – ANTP. São Paulo, n 105, 2005. pp.33-50.

VASCONCELOS, A. S. S. As percepções dos usuários sobre a qualidade do transporte público de passageiros no município de Betim – MG. Dissertação de Mestrado das Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL. Pedro Leopoldo, 2009.

KAWAMOTO, E. Custo do nível de serviço no transporte público por ônibus. São Carlos, Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.