Análise da Segurança do Trabalho em Indústrias Metal-Mecânicas Localizadas na Cidade de Salto (SP)

Tatiane Fernandes Zambrano Brassolatti, Cristiane de Paula Carvalho da Costa, Patrícia Fernanda da Silva, Marcela Avelina Bataghin Costa, Marcelo Brassolatti

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a segurança do trabalho em indústrias metal-mecânicas, de pequeno porte, localizadas na cidade de Salto (SP). Foram realizados dois estudos de caso. O critério para a escolha das indústrias foi a facilidade de acesso. As normas regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho foram o referencial teórico para a análise da segurança do trabalho, em especial a NR 9 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais. Esta norma classifica os riscos ambientais em físicos, químicos e biológicos. Para cada etapa do processo industrial, foi construído um quadro com a descrição dos riscos ambientais e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) utilizados. Posteriormente, comparou-se os EPIs e EPCs utilizados com os indicados conforme as NRs. Como resultado, têm-se que os principais riscos ambientais diagnosticados nas indústrias estudadas foram os riscos físicos: ruídos e vibrações e os riscos químicos: fumos metálicos. Além disso, também foram verificados os riscos de acidentes de trabalho.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA FILHO, A. N. Segurança do trabalho e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2011.

BRASIL. Lei Federal, nº 8.213, 24 de Julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social. Disponível em . Acesso em: 11 mar. 2016.

CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.

CHAGAS, A. M. R.; SALIM, C. A.; SERVO, L. M. S. Saúde e segurança no trabalho no Brasil: aspectos institucionais, sistemas de informação e indicadores. Brasília: Ipea, 2011.

FERREIRA, J. E. et al. Núcleo básico: segurança e qualidade. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011.

FUNDACENTRO. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2015.

NR. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi. 2ª edição. Porto Alegre: Brookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.