A Geotecnia na Engenharia – a Experiência das Visitas Técnicas e sua Importância na Formação Acadêmica

Fernanda Simoni Schuch, Fabio Krueger da Silva, Jucélio Gonçalves

Resumo


A realização de visitas técnicas como parte integrante do processo metodológico de ensino, nos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis, são uma constante. Através dos anos, esta prática tem se mostrado como um grande diferencial de ensino de instituições federais, onde se busca unir os saberes acadêmicos, ao conhecimento tácito docente e assim, propiciar uma formação diferenciada ao egresso. Apresenta-se aqui, a importância desta prática para a formação dos discentes relativos à unidade curricular de Geologia do Curso de Engenharia Civil e áreas correlatas mas, em particular, daquelas realizadas nas unidades curriculares de Geologia, Prática de Tecnologia da Construção Civil, Projeto Geométrico e Implantação de Estradas. Em suma, a visualização do objeto de estudo, in loco nestes casos, se torna um facilitador da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade dos conteúdos abordados no curso.

Texto completo:

PDF

Referências


IFSC. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. Disponível em:. Acessado em 14/03/2017.

PREFEITURA DE BOTUVERÁ. Grutas de Botuverá. Disponível em . Acessado em 21/03/2017.

SOUZA, Carolina Balbé de Oliveira de; LOBATO, José Fernando Piva. A relação teoria e prática no ensino superior. Disponível em . Acessado em 30/03/2107.

SOUZA, Cidiléia Firmino de; FERREIRA, Ana Maria Gonçalves; SILVA, Chirlane da; CHAVES, Felipe Fontes; SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da. O PAPEL DA VISITA TÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. In.: VII CONNEPI, 2012. Tocantins/TO. Disponível em: < http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3806/2732>. Acessado em: 30/03/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.