Análise dos Requisitos Funcionais e Não-Funcionais do Software MatVox para Deficientes Visuais

Jessica da Silva Miranda, Luiz Cesar Martini, Felipe Antonio Moura Miranda

Resumo


O aplicativo MATVOX é um interpretador avançado de algoritmos matemáticos que tem como público alvo pessoas com deficiência visual, afim de proporcionar uma solução quanto ao acesso destas pessoas no desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e aprendizado nas áreas das ciências exatas. O MATVOX foi projetado para interpretar algoritmos e cálculos matemáticos que o usuário produza no EDIVOX. Os processos de produção, manipulação e execução de algoritmos são facilitados para o usuário com deficiência visual já que características e recursos de sínteses de voz do DOSVOX estão presentes. Este trabalho apresenta a análise dos requisitos funcionais e não funcionais da próxima atualização do software MATVOX. Como MATVOX é uma ferramenta matemática especificamente projetada para usuários com deficiência visual, o mesmo possui alguns requisitos e funções sensíveis que precisam ser bem concebidos e bem implementados, a fim de tornar seu uso adequado para seus usuários pretendidos. A análise apresentada neste trabalho mostra as diretrizes da próxima grande atualização do MATVOX e suas próximas funções.

Texto completo:

PDF

Referências


FUKS, B.L. Software de Internet Para Deficientes Visuais. PUC-RJ. Rio de Janeiro. 2007.

NCE UFRJ. Projeto DOSVOX. Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: Março de 2017.

SILVEIRA, H. M. MATVOX-02: extensão de recursos e planos de avaliação de um aplicativo matemático programável para deficientes visuais. Unicamp. Campinas, 2012.

SOMMERVILLE, I. Software Engineering. 7th ed.. Addison-Wesley, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.