A Representação da Energia Nuclear nas Histórias em Quadrinhos e o Potencial em Divulgação Científica

Emerson Ferreira Gomes, Gabriel Silva de Oliveira

Resumo


Nesta pesquisa pretendemos analisar de que forma os produtos culturais e midiáticos refratam discursos sobre a ciência, permitindo é refletir sobre o processo histórico e cultural que media a relação entre essas ciências, em caso específico, as histórias em quadrinhos. O objeto de estudo são as histórias em quadrinhos do personagem “O Incrível Hulk”. Tal obra traz para o debate questões conceituais, epistemológicas e sociais da ciência, em especial temas relacionados à energia nuclear na instância de produção desse produto cultural.


Texto completo:

PDF

Referências


FRIEDMAN, A. J; DONLEY, C. C. Einstein as myth and muse. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

GOMES, E. F. O Romance e a Teoria da Relatividade: A interface entre Literatura e Ciência no Ensino de Física através do discurso e da estrutura da ficção. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, IFUSP, IQ, IB, 2011.

HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEE, S; KIRBY, J. Biblioteca Histórica Marvel: O Incrível Hulk. Volume 1. São Paulo: Panini, 2008.

LEVINE, A. J. The Missile and Space Race. Westport: Praeger, 1994.

LISSINGER, I. V. “Perspectiva Educacional CTS: Aspectos de um campo em consolidação na América Latina”. In: Ciência e Ensino, vol. 1, nov. 2007. Disponível em: . Acesso em 25 de abril de 2015.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 1994.

______. “Discurso e análise do discurso”. In: SIGNORINI, I. (org.) [Re]discutir texto, gênero, discurso. p. 135-156. São Paulo

MERLEAU-PONTY, J. Einstein. Lisboa: Flammarion, Instituto Piaget, 2003.

NASCIMENTO, JR. F. A. Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, IFUSP, IQ, IB, 2013. PIASSI, L. P. C. Contatos: A ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2007.

RAMONE, M. “Os explosivos quadrinhos atômicos”. In: Universo HQ. Acesso em 25 de abril de 2015.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. Traduzido por Geraldo Gerson de Souza e Renato de Azevedo Rezende Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo, Manole, 1988.

VEILLE, S. “Hulk, vítima da era atômica”. In: História Viva. Grandes Temas: Super Heróis contam a História do Século XX. n. 52. out. 2014. Disponível em: Acesso em 25 de abril de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.